top of page

ROTINA MATINAL - COMO CRIEI A MINHA


Até há uns meses atrás, não era fã da palavra rotina. Achava que só as pessoas aborrecidas tinham uma rotina e eu, jamais queria ser uma dessas pessoas.

Hoje, enquanto abano a cabeça a dizer que não, sorrio e penso que não podia estar mais enganada. A Rotina, mudou a minha vida!

Decidi, de forma séria criar uma rotina matinal que me ajuda-se a ser mais produtiva e organizada.

Atualmente estou, SERIAMENTE, apaixonada pelos hábitos que criei, e que vou partilhar de forma mais detalhada convosco. Não quero com isto dizer que vocês tem que adoptar a mesma rotina que eu, apenas partilho isto como sugestão e, depois vocês podem adaptar da melhor forma ao vosso estilo de vida e necessidades. Para mim funciona, pois como trabalho muito a partir de casa, se não me manter focada e criar uma estrutura é muito fácil tornar o meu dia num caos e deixar de ser tão produtiva.

1. ACORDAR

Eu sei que parece parvo e óbvio, mas este primeiro passo é o mais difícil. É fácil cair na tentação do ‘são só mais cinco minutos’ que acabam por nunca ser só cinco minutos, principalmente quando a cama é tão confortável e acolhedora (oh... se é).

Comecei por colocar o alarme a tocar só uma vez e com uma frase motivadora e que me crie impacto em vez de aparecer só a dizer ALARME. São uns mind games que funcionam comigo, para me motivar a levantar o traseiro da cama e começar o dia. Logo ao lado da cama, tenho um spray de água de rosas e são logo meia dúzia de borrifadelas, frescas e cheirosas no rosto que me ajudam a despertar.

Mentalizo-me, espreguiço e levanto-me.

2. ABRIR AS JANELAS E A CAMA

Deixar entrar a luz do dia e, estar em silêncio, deixa-me logo bem disposta e relaxada. Puxo os lençóis para o fundo da cama para esta respirar e, de seguida…

3. BANHO E VESTIR

Este é o despertar definitivo.

Banho, lavar os dentes, lavar o rosto, colocar os cremes de corpo e rosto. Sentir-me cheirosa, fresca e activa.

Depois disto, não há como voltar para a cama.

Quando comecei a trabalhar a partir de casa, tive dias sempre que estava sempre de pijama. É tão fácil cair neste hábito mau. E vestir uma roupa confortável e prática deixa-me apta para as próximas atividades. Por vezes, já visto a roupa que uso para fazer exercício, para não arranjar desculpas para não o fazer.

4. BEBER ÁGUA E FAZER A CAMA

Comecar o dia a beber água é essencial para mim e para o bem estar do meu corpo.

Bebo e, confesso que não me custa, beber 1,5lt de água por dia, no mínimo. Faz bem a tudo. E este, foi mais um hábito que me eduquei a adquirir. E hoje, está enraizado em mim.

O fazer a cama, é a primeira tarefa que risco da lista.

5. PEQUENO ALMOÇO

A minha parte favorita.

Não gosto muito de cozinhar, mas ADORO comer.

A primeira refeição é bastante importante, vocês sabem o resto… da lenga lenga.

Por exemplo, hoje foram ovos mexidos, sem sal, com meio pão torrado e sumo de laranja biológica bem fresquinho.

São coisas fáceis de fazer e que tenho a sorte de ter tudo cá em casa. Pois os meus pais tem um pomar com várias árvores de fruto e animais. Então, a maior parte da minha alimentação não é processada. Sou uma sortuda.

7. FOMO

Quando ouvi o termo FOMO pela primeira vez e percebi o seu significado, ri-me e mais tarde percebi que sofro disso.

FOMO, quer dizer 'fear of missing out', em português ‘medo de não estar a par do que se passa’.

Por isso, enquanto tomo o pequeno-almoço, leio os jornais habituais online, revistas, vejo alguns vídeos, pisco o olho ao Facebook e ao Instagram. Sempre com olho no relógio para não me perder nas horas.

Depois disto, limpo a bagunça que tenha feito na cozinha, e …

8. GET READY

A partir daqui, começo a ler e a responder aos emails, a organizar nas minhas workshets (que estão disponíveis para download aqui), a escrever organizar por tópicos o que tenho que fazer no que resta do meu dia.

Seja fotografar, ter uma reunião, filmagens, Ilustrações...

E, à medida que vou fazendo, risco a tarefa após terminada e fica mais uma vez a sensação que estou a ser produtiva e de dever cumprido.

É uma rotina que fez toda a diferença quando a implementei na minha vida. Faz-me sentir bem física e psicologicamente, deixa-me extremamente motivada e preparada para o dia.

Saber que estou a seguir as regras do meu jogo, deixa-me estimulada para cumprir as que faltam para o resto do meu dia.

Acima de tudo deixa aquela sensação de bem estar que hoje aproveitei o dia e cumpri o que me propus.

Vocês tem algum tipo de rotina? Hábitos que alteraram a vossa vida diária?

Querem partilhar algumas dicas comigo?

P.s: Como sei que vão perguntar, a chávena de Chá e o prato de Sobremesa são da Loja do Gato Preto. :)

-Charly

CHARLY'S
 TIPS

#1 

BE SIMPLE AND LAUGH A LOT

 

#2

BE COOL AND RESPECTFUL

 

#3

LOVE ONE ANOTHER

 
#4

KINDNESS NEVER GOES OUT OF STYLE

 

#5

DANCE!!

 

bottom of page